viernes, 24 de noviembre de 2017

Em dezembro, MST inaugura Campo Dr. Sócrates Brasileiro

Chico Buarque e Lula participarão de jogo de futebol de lançamento na Escola Nacional Florestan Fernandes


Júlia Dolce
Brasil de Fato

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) inaugura, no dia 23 de dezembro, o Campo Dr. Sócrates Brasileiro, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), espaço de formação política do movimento.

O evento contará com a presença do cantor Chico Buarque e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participarão de uma partida de futebol.

David Martins, integrante da Coordenação Pedagógica da escola, diz que a inauguração do campo tem como objetivo divulgar a importância do esporte para o MST.

"Para a escola e para o movimento, o esporte é uma dimensão da formação humana, e é importante a gente rememorar esportistas que foram comprometidos com as causas populares e tiveram solidariedade com as lutas populares no Brasil”, disse.

O nome do campo é uma homenagem ao jogador de futebol e médico Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, falecido em 2011, e considerado um dos maiores ídolos do futebol no país.

Martins também lembra que Sócrates foi um grande apoiador da luta pela reforma agrária no Brasil. "O Sócrates, dentre os jogadores do Brasil, talvez tenha sido o mais importante que a gente tem, da história recente, que além de representar o Brasil e o esporte através de uma visão crítica, se envolveu em um momento muito importante da história do Brasil, que foi a luta pela redemocratização, pelos direitos do povo, além de ser solidário ao MST", pontuou.

Além de partidas de futebol, o evento de inauguração contará com uma cerimônia de abertura, com falas de integrantes do movimento e de familiares de Sócrates.

O campo foi construído por meio da colaboração de centenas de pessoas em uma campanha de financiamento realizada no ano passado. A campanha, divulgada por personalidades como o jornalista Juca Kfouri, superou a meta de arrecadação.

Já a construção do campo foi feita aos moldes da construção da ENFF, ou seja, por um mutirão de militantes do MST, que se reuniram, de diferentes partes do país, em Guararema, cidade no interior de São Paulo onde se localiza a escola.

Martins explica que a construção coletiva faz parte do espírito de luta do movimento nas suas diversas formas. "A gente quer mostrar o que o MST mais faz, porque os meios hegemônicos têm uma postura de combate e criminalização do movimento. Por outro lado, a inauguração evidencia que a reforma agrária popular passa pela luta pela terra e também pelo direito ao esporte e à saúde", afirmou.

As inscrições para a participação da inauguração do campo podem ser realizadas através do email da Associação dos Amigos da ENFF: camposocrates@amigosenff.org.br.

No hay comentarios: